Principais novidades do BBB11 foram exibidas nos EUA em 2010

03/02/2011
  • Em prova do líder do BB12, candidatos atravessam campo agarrados a um cachorro-quente gigante
  • Em prova do líder do BB12, candidatos atravessam campo agarrados a um cachorro-quente gigante
Divididos em dois grupos, os candidatos precisam atravessar um campo agarrados a um cachorro-quente gigante, preso por roldanas. O primeiro a chegar do outro lado vai ganhar 10 mil, o segundo fica com 1 mil, o terceiro fatura 100 e assim por diante. O último a chegar será o líder da semana.
Esta foi a prova que definiu o líder na primeira semana do “Big Brother 12″, exibido pela CBS e Showtime 2, entre 8 de julho e 15 de setembro de 2010, nos Estados Unidos. Parece com algo que você já viu? Sim. Houve apenas três diferenças em relação à primeira prova do líder do BBB11, exibida em janeiro de 2011: na versão brasileira, os candidatos se agarraram a um refrigerante gigante, os vencedores receberam em reais (e não em dólares) e a prova deu completamente errada.
Como observou o leitor Álvaro, de Vitória (ES), que me enviou um link do You Tube com a prova no BB12 (EUA), esta não foi a única atração do BBB11 “inspirada” em seu “primo” americano. Ambos são, como se sabe, programas licenciados pela Endemol, a empresa holandesa que criou o formato e o exportou para meio mundo.
Na realidade, uma rápida pesquisa mostra que o programa brasileiro está aproveitando várias ideias alheias. A prova da comida, realizada em 16 de janeiro, na qual os candidatos precisavam disfarçar o gosto de uma bebida ruim foi realizada na sétima semana do BB americano, no ano passado.
A mais recente –e curiosa– prova da comida, na qual os candidatos prenderam colegas com fita numa parede, e depois jogavam água neles, também foi produzida antes pelo programa da CBS.
A principal novidade do BB12 foi a introdução da figura do “sabotador”. Adivinhe qual foi uma das primeiras missões do sabotador americano? Colocar um cadeado na despensa da casa.
Aparentemente, porém, a direção do programa brasileiro não ficou satisfeita com a ideia do sabotador. Depois de duas missões mal explicadas, ele foi deixado de lado, enquanto no programa americano ele agiu até o final.
Até mesmo a ideia de uma “caixa de Pandora”, que pode conter prêmios ou surpresas desagradáveis, não é novidade para quem acompanha o BB americano já há alguns anos. No BBB ela foi usada pela primeira vez nesta décima-primeira edição.
Não há nada demais em copiar ideias alheias, especialmente num programa que é uma franquia internacional. Seria conveniente, apenas, ao trombetear as atrações, advertir o espectador que as novidades não são tão novas assim.



Postar um comentário

0 Comentários