O que antes era só mais uma novidade na grade, hoje passa a ser tratado como prioridade. Amor e Revolução veio provar não só a evolução em qualidade da teledramaturgia do SBT, mas também o amadurecimento da emissora no trato de uma estreia importante para a grade como um todo.
O velho brocardo publicitário diz: “Divulgação é a alma do negócio”. E realmente é mesmo. E essa divulgação tem resultados não só em termos de audiência, mas também traz credibilidade ao canal que está apostando alto num produto dramatúrgico e traz também resultado comercial, mostrando a disposição em oferecer algo de qualidade, no qual qualquer produto de qualidade no mercado gostaria de se vincular.
O SBT, felizmente, toma consciência disso. Vislumbra-se que não mais existe o pensamento daquela emissora, como nos dizeres do ex-diretor de jornalismo Albino Castro, que nasceu no auditório e dele viverá eternamente, fazendo da grade um eterno show. Toda emissora grande, hoje, precisa ter base sólida em teledramaturgia e jornalismo. Ambos agregam público sólidos, trazem credibilidade, e atingem as mais diferentes faixas etárias, dependendo da temática abordada, além de serem, tradicionalmente, produtos que trazem retorno comercial, principalmente quando a audiência acompanha.
O que podemos perceber hoje no SBT é o seguinte: tudo direcionado para Amor e Revolução, dias antes da grande estreia, que acontecerá no próximo dia 5 de abril, após o Programa do Ratinho.
Começaram com teasers de 15 segundos, hoje temos chamadas de 1 minuto, apresentando a trama no geral, outras apresentando os núcleos e esta semana entra a chamada de elenco. Para se criar o hábito do público ver Amor e Revolução após o Ratinho, sistematicamente o apresentador vem colocando um clipe da novela após o seu programa, com duração de cerca de 5 minutos.
A partir de amanhã começa uma verdadeira maratona de divulgação. O SBT faz a coletiva de imprensa da novela no Espaço Antonio Maria, a partir das 10h30min, quando a imprensa só reforçará a mídia que a novela já conquistou desde o início de sua produção.
As ações de crossmedia (divulgação de um programa através de outro) também ganham força. Ontem, Tiago Santiago e parte do elenco da novela estiveram na gravação do Programa Raul Gil para divulgar a trama. Amanhã, em concomitância com a coletiva, Tiago Santiago grava um De Frente com Gabi para ser exibido às vésperas da estreia. Na próxima segunda, dia 28, o SBT Repórter deixará de ser apresentado, para dar lugar um especial de divulgação da novela, com apresentação do veterano ator Reinaldo Gonzaga. Já no dia 30, o Conexão Repórter volta à grade do SBT para abordar a temática-chave da novela: a ditadura militar no Brasil.
Isso para não falar do trailer completo da novela exibido no Programa Silvio Santos do último domingo. Foram 11 minutos ininterruptos no ar, coisa que o próprio Silvio disse nunca ter permitido se fazer em seu programa. Mestre do marketing, elogiou a novela, os diretores, e disse apostar nela para ser uma das maiores audiências do setor na história do SBT e quem sabe bater a Globo.
Outros programas, certamente, principalmente os dominicais, também devem entrar nessa onda de divulgação. Por que todo esse esforço? Porque o sucesso de uma novela contamina o antes (agregando público para a novela começar) e o depois (recebendo público vindo da novela), além de servir de apoio para atrações de outras várias faixas da grade, no tocante aos atores/atrizes que se tornam conhecido e chamarizes de audiência em outras atrações. Além de servir para, como já dito, uma ferramenta de tornar sólido para a emissora, um determinado público que pode continuar em outros programas. É o famoso efeito-cascata.
Novela é um produto caro e precisa se pagar e gerar lucro. Por isso toda essa divulgação reflete a necessidade do SBT emplacar logo uma trama para enfim ver as novelas não como um encargo e sim como uma ferramenta de audiência e faturamento, o que é fundamental para que a emissora leve em consideração investimentos mais consistentes no setor: banco de elenco, 2º horário de novelas, contratação de diretores e novos autores, gravações fora de São Paulo e mais.
Números de audiência? Não sei. Pode traçar, pode bombar, pode obter IBOPE mediano. Mas o que importa é a valorização do produto da casa e a devida divulgação que uma estreia merece. É preciso se pensar urgente no pós-Amor e Revolução, fundamental para haver uma manutenção de público e audiência, mas já se é um ponto positivo a se extrair do que podemos tratar como maturidade dos 30, os 30 anos do SBT.
Por José Eustáquio Lopes de Faria Júnior
1 Comentários
Fantástico o seu comentário. Um dos melhores que eu vi até agora sobre a novela.
ResponderExcluirDeixe aqui seu comentário.