Record adquire documentário que ataca Globo e deverá exibi-lo este ano


14/02/2011

Segundo um blog que divulga novidades do PT (Partido dos Trabalhadores), acontecimentos do governo Lula (até então) e recebe o título de “Amigos do Presidente Lula”, a TV Record adquiriu os direitos do documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, produzido na Inglaterra em 1993, e proibido aqui no Brasil de comércio e/ou exibição.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da emissora, que não quis precisar a data exata da veiculação, segundo o próprio blog. Comprado em 2009, o documentário ainda não foi exibido porque a Record temia ser processada pelo uso de imagens da programação da Globo presentes no filme.
Além do Cidadão Kane é um documentário produzido pela BBC de Londres – proibido no Brasil desde a estreia, em 1993, por decisão judicial – que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro. – Os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989. Apoio à ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora. Criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana. Depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira.
No YouTube a primeira parte do documentário está próxima das 500 mil visualizações. E também pode ser vista no Google Vídeo em 93 minutos seguidos de pequenos filmes.


Postar um comentário

0 Comentários