Globo Universidade comemora o Ano Internacional da Química




Programa acompanha formação de futuros professores na área
O vasto mundo dos elementos químicos e suas reações é o tema do Globo Universidade deste sábado, dia 23, que a Rede Globo exibe às 7h15, logo após o Globo Ecologia. O programa apresenta uma edição voltada ao Ano Internacional da Química.
A comemoração foi escolhida para 2011 porque a data marca o centenário do Nobel concedido à polonesa Marie Curie, que descobriu e estudou os elementos rádio e polônio. Para entender como a
Química é estudada nos dias atuais e será ensinada no futuro, o repórter Paulo Mario Martins segue em busca dos futuros professores da área. Para isso, ele acompanha a formação destes profissionais em duas aulas distintas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de Química do Cotidiano e de Desenvolvimento de Material Didático.
Nos quadros, o programa apresenta três áreas de ponta da pesquisa em Química. O Mérito Acadêmico traz entrevista com o professor Angelo da Cunha Pinto, referência nacional em produtos naturais. Ele conta como estuda substâncias que prometem combater o câncer e doenças autodegenerativas. Já o Fora de Série mostra a aplicação da nanotecnologia na área. A aluna Aline Oliveira, que faz iniciação científica com este tema, explica como une tecnologia de ponta e garrafas PET para fazer peneiras moleculares, usadas para acelerar reações químicas. E o Eu Amo meu Trabalho acompanha a jornada do engenheiro químico Marcus Vinícius de Araújo Fonseca, que identifica maneiras de transformar resíduos da indústria petrolífera em materiais que servem para construir paredes e divisórias, entre outros.

Postar um comentário

0 Comentários