MTV Brasil é denunciada e se desculpa por "Casa dos Autistas"

A MTV Brasil levou ao ar na última sexta-feira (22) uma paródia do "Casa dos Artistas", do SBT, na qual atores se passavam por portadores de autismo no "Casa dos Autistas", gerando um grande desconforto dentro da emissora.

Para complicar ainda mais a situação do canal, o deputado federal Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, na última segunda-feira (25), entrou com uma representação contra o humorístico no Ministério Público Federal.

O deputado considerou o conteúdo "discriminatório que explorou de maneira preconceituosa a imagem das pessoas com transtornos globais do desenvolvimento" e ainda apresentou protestos de telespectadores que foram publicados em redes sociais.

A diretora de relações governamentais do Grupo Abril, Angela Rehm, explicou que "a manifestação do deputado Pimenta desencadeou rapidamente uma ação crítica fundamentada contra o programa e à MTV, que nos forçou a rever e analisar o quadro para entendermos o que estava ocorrendo, pois, até então, não havíamos recebido nenhuma reclamação por meio de nossas centrais de relacionamento com o telespectador. Houve desconhecimento na abordagem sobre o transtorno global de desenvolvimento, uma infelicidade, em que foram ultrapassados os limites aceitáveis do humor".

- Reproduzimos abaixo, e na íntegra, o comunicado enviado pela MTV Brasil:

"É de total responsabilidade da MTV a exibição da esquete ´Casa dos Autistas´, exibida no dia 22/03/2011 no programa ´Comédia MTV´.

Todo o elenco do programa, assim como sua equipe de roteiristas e produção, são contratados da emissora e a ela prestam serviço, inclusive o humorista Marcelo Adnet, que vem sendo apontado por alguns como único responsável pelo conteúdo do programa.

A MTV Brasil entende que a esquete 'Casa dos Autistas' ultrapassou limites aceitáveis do humor. Portanto, pedimos desculpas a quem quer que tenha se sentido ofendido pelo conteúdo exibido.

Já estamos articulando possíveis ações conjuntas com associações ligadas ao autismo para dar ao assunto o devido encaminhamento.

A MTV reforça ainda que, independentemente desse episódio, ao longo dos últimos 20 anos a emissora vem defendendo a inserção social de pessoas com deficiência de maneira séria e informativa"
.

A MTV Brasil ainda se prontificou a exibir um pedido de desculpas dentro do humorístico "Comédia MTV" nesta semana.

Postar um comentário

0 Comentários