BOMBA: Flamengo e Corinthians romperão com o Clube dos 13 a favor da Globo

21/02/2011

Todos os acontecimentos apontam para um racha no Clube dos 13. Andrés Sanchez deve anunciar que o Corinthians deixará a entidade na próxima semana. Patrícia Amorim deve ir junto e anunciar a saída do Flamengo, tudo porque a Traffic, patrocinadora do time carioca, está preocupada com a pouca exposição que Ronaldinho Gaúcho terá em outra TV a não ser a Globo.

Este seleto grupo será engrossado ainda com a presença de mais sete agremiações que votaram contra Fábio Koff, atual presidente do Clube dos 13, e a favor de Kléber Leite, candidato derrotado da CBF. São eles: Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Santos, Vasco e Vitória. Com esse rachão, volta a ganhar corpo a ideia da criação da Liga dos Clubes, apoiada pela CBF, para concorrer com o Clube dos 13.

Na última quarta (16), em reunião com os diretores da entidade, representantes da emissora enfatizaram exageradamente a perda de audiência das partidas nos últimos anos e que o mercado publicitário não teria fôlego para bancar um aumento de valor das cotas. A postura do canal carioca acabou irritando o São Paulo e o Atlético Mineiro, mas não os nove times que a apoiam que acharam sua postura realista sem desfazer do produto futebol.

Consequentemente, o debate sobre a audiência dos jogos voltou a ganhar ênfase. Alguns times temem a pouca audiência que as partidas poderão ter na Record, visto a queda gradativa que o campeonato vem enfrentando ano a ano na Globo, o que comprometerá os valores e boas relações com seus devidos patrocinadores. Alguns dirigentes chegam a ser bem explícitos ao afirmar que com os jogos às 20h na Record, a Globo sairá lucrando em audiência, tanto com o Jornal Nacional ou novela.
Na segunda (21) as regras da licitação serão definidas e a expectativa que já era grande em torno do assunto ficou enorme. Definitivamente, o Clube dos 13 está rachado.

Como informaram o Blog do Juca e o Blog do Perrone na última sexta-feira, o Clube dos 13, entidade que representa os maiores times do futebol brasileiro, está prestes a sofrer um racha.

“Simplesmente o Corinthians está incomodado e pensando seriamente em sair do Clube dos 13. É um direito nosso”, confirmou Andrés Sanchez, neste domingo.
A principal divergência está na negociação dos direitos de transmissão dos jogos para as TVs. “Como era inevitável, a disputa entre as TVs rachou os clubes”, noticiou o Blog do Juca.

“A divisão que está hoje não dá mais, então cada um vai ter de procurar outro caminho”, apontou Andrés, que ainda relatou outros problemas. “São muitos assuntos, como lei trabalhista e direito de imagem, e ninguém se mexe. Não é só a questão da TV.”



A Record ofereceu R$ 1 bilhão (o triplo da oferta da globo) para transmitir os jogos de 2012-2014 e a globo não vai cobrir até pq competir com a Record é difícil. Eles tem outras fontes de renda e já foi até denunciado. O problema é que clubes como Corinthians e Flamengo tão com medo de perder muita audiência com jogos transmitidos na Record e talvez às 20h. Isso prejudicaria o marketing.
Se houver o racha ficariam Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Santos, Vasco e Vitória, Corinthians e Flamengo na Liga dos Clubes e Inter, Grêmio, Bahia, Palmeiras, SP, Portuguesa, CAM, CAP, Sport, Guarani e Fluminense no clube dos 13.

Questão delicada, pois envolve alguns fatores principalmente financeiros: audiência/patrocinador, cotas da TV (algumas já adiantadas), direitos de imagem, campeonatos paralelos, jogos às 20h(especulação).

É esperar pra ver

Postar um comentário

0 Comentários